MERCADO DE SÃO SEBASTIÃO: um tom do Porto

 
Os encantos da região histórica no Porto são muitos, constam de livros, sites e blogs. Andando por suas ruas, os ares da história te fazem viajar no tempo, sonhar com a vida de outrora.
 
O Porto é uma cidade para ser percorrida a pé, ser observada, ser sentida, ser vivenciada. Ali encontrei aquelas senhoras simples, religiosas e que caminham pelas ruas históricas como se o tempo não tivesse passado, bem como imaginava ao vê-las em tantas reportagens sobre a "terrinha". Há um sossego no ar, uma calma, um sentimento de ausência de pressa.
 
Tivemos pouquíssimo tempo no Porto, uma passadela para conhecer um pouco de seus encantos e seguir viagem. Mas caminhamos e caminhamos por suas ruas. Na caminhada matinal que fizemos no dia da partida, entre outros atrativos turísticos conhecemos a Catedral da Sé do Porto, linda, majestosa e com uma linda visão da cidade, de seu lado histórico e também, de seu lado contemporâneo. Saímos de lá para uma caminhada rumo ao Hotel.
 

Nessa caminhada, logo ao deixarmos o Largo no entorno da Sé avistamos muitos gatos e pombos e sentimos aquele odor característico de grandes peixarias. Bastou uma olhadela no entorno para vermos o Mercado de São Sebastião, um pequeno mercado de peixes.
 
Não havíamos feito grandes roteiros para o Porto, pois a passada por lá seria breve, não comportava muitas atrações. Nada havia lido sobre tal mercado, desconhecia sua existência. Mas a rápida visita ao mesmo talvez tenha sido a mais emblemática de nossa estada naquela cidade.
 
Mercado público simples, atendido por mulheres, em sua maioria já senhoras. Lugar perfeito para ilustrar reportagens sobre a crise portuguesa, em como os idosos estão sustentando familias formadas por jovens desempregados, algo que surpreende aos europeus, mas que é tão familiar para nós brasileiros. Havia assistido semanas antes uma reportagem sobre a crise econômica, sobre seus efeitos e onde foram entrevistadas senhoras encarregadas de limpar e revender sardinhas e isso logo veio a minha mente.
 
 
A rápida visita ao Mercado de São Sebastião foi um daqueles momentos de reflexão, de simplicidade em meio a tantas e tantas belezas naturais e históricas. Os gatos que guiaram nossos olhos para aquele pequeno mercado continuavam por alí, aproveitando os restos daqueles peixes embalados em papel por senhoras tão simples como tão simples eram aqueles que ali buscavam o alimento.
 
 
Visite também:

Nenhum comentário

Para o Topo